A Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul (ADUCS) foi fundada em 6 de junho de 1980. Ao longo da sua história, tem se destacado como fórum privilegiado para a discussão de questões referentes à carreira docente, bem como, dos principais debates em torno da evolução da Fundação Universidade de Caxias do Sul.

O objetivo central da Associação é a representação dos professores nas várias instâncias da UCS como, por exemplo, no Conselho Superior da Universidade (CONSUNI) e no Conselho Gestor do Hospital Geral. Participa ativamente em comissões de interesse dos docentes, como na negociação do Plano de Carreira Docente e mantém contato permanente com a Reitoria da UCS.

Na pauta da Diretoria, consta a busca de benefícios para os associados, a melhoria permanente da sede, eventos de integração de docentes e suas família (jantar/almoço anual do dia do professor, workshops de gastronomia), vestuário com a marca ADUCS.

A ADUCS utiliza os seguintes canais de comunicação com o seu associado:
o boletim bimestral da ADUCS (impresso) com matérias de interesse dos associados;

A ADUCS está sempre aberta para receber seus associados, bem como todas as suas demandas, sugestões ou críticas. Estará, permanentemente, construindo uma pauta positiva em favor dos Docentes da Fundação Universidade de Caxias do Sul, os quais representa.

GALERIA DE EX-PRESIDENTES

Observação: A galeria dos Ex-presidentes da ADUCS está em construção. Ainda faltam algumas fotos de importantes pessoas que construíram as bases sólidas desta instituição.